sábado, 15 de janeiro de 2011

Para mim ou para eu? Parte I


"Hoje não vai dar pra mim fazer esse serviço..."
"Saiu e deixou os pratos do almoço pra mim lavar sozinha"
"Ela fez um bolo tão gostoso pra mim comer"

Não aguento mais ouvir frases como essas.
A audição da última é a mais sofrível pra mim. "É você quem vai comer o bolo ou ele vai comê-la, criatura?" Não aguentei e soltei essa dia desses para uma amiga. Então.. segue aqui a explicação. Espero poder ajudar.

O pronome oblíquo MIM jamais deve ser empregado como sujeito. Isso fica a cargo de outro, também de 1ª pessoa, só que do caso reto. O pronome EU.
Então, de acordo com o padrão culto da língua, deve-se dizer:

"Hoje não vai dar para EU fazer...
"Saiu e deixou os pratos do almoço para EU lavar"
"Ela fez um bolo tão gostoso pra EU comer"

Observe que, nesses casos, o pronome EU é sujeito dos verbos que o seguem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário