quinta-feira, 21 de maio de 2020

o qual, a qual, os quais, as quais



A postagem de hoje é resultado do incômodo que sinto todas as vezes em que vejo pessoas fazendo uso exagerado, desnecessário e muitas vezes inadequado do pronome relativo o qual e suas variações. Então, vamos a algumas considerações:

1) O qual (ou suas variações - a qual, os quais, as quais) deve ser utilizado para retomar um termo que o antecede, a fim de evitar repetição desnecessária.

2) Na fala ou na escrita, dê preferência ao emprego de o qual (ou suas variações) para evitar ambiguidade e/ou depois de preposições com mais de uma sílaba (pe-ran-te / so-bre / pa-ra)  e das preposições sem e sob.

Vamos, então aos exemplos:
    • Visitei a fazenda de meu tio, que me deixou encantada. 
      • O pronome relativo que pode estar se referindo tanto a "fazenda" quanto a "tio".  A ambiguidade poderia ser desfeita, empregando os referidos pronomes, de duas formas: Visitei a fazenda de meu tio, o qual me deixou encantada. / Visitei a fazenda de meu tio, a qual me deixou encantada.
    • Este é o juiz perante o qual o criminoso confessou o crime.
      • Neste caso, "o qual" está depois de uma preposição com mais de uma sílaba (perante).  

Importa ressaltar que, embora a maioria dos gramáticos aprove o emprego do pronome em questão como no primeiro exemplo, eu, particularmente, só o utilizo para desfazer ambiguidades em último caso. Prefiro empregar o qual, a qual, os quais ou as quais apenas depois de preposição com duas sílabas ou mais. De qualquer forma, convém evitar o emprego exagerado e desnecessário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário