domingo, 5 de dezembro de 2010

Os dez erros de português mais comuns

Fazer uso incorreto do português, tanto na fala quanto na escrita, pode comprometer a imagem pessoal e profissional do indivíduo.
Confira os dez erros mais comuns. Vale a pena ler e evitar repeti-los.

1. "Fazem cinco anos que não vejo minha melhor amiga"; em vez de "Faz cinco anos..." (concordância verbal)
2. "Vou estar enviando o documento"; em vez de "Vou enviar o documento." (gerundismo)
3. "A nível de empresa ..." (modismo; deve-se substituir a expressão por "em relação a, em se tratando de, quanto a")
4. "Na medida em que aprendemos..."; em vez de "À medida que" (a primeira forma indica causa, e não proporção)
5."Esse é o texto que preciso"; em vez de "Esse é o texto de que preciso" (regência verbal)
6. "Se eu ver o colega, aviso"; em vez de "Se eu vir o colega" (erro na conjugação do verbo ver)
7. "Há menas pessoas..."; em vez de "menos coisas" (concordância nominal)
8. "O meu resistro profissional... "; em vez de "registro profissional" (ortografia)
9. "Eles reteram o documento..."; em vez de "retiveram" (conjugação verbal)
10. "Deixe esse trabalho para mim fazer"; em vez de "para eu fazer" (uso inadequado do pronome)

Nenhum comentário:

Postar um comentário