Como já é de conhecimento de todos, a maioria dos brasileiros não tem o hábito da leitura. Seja ela prazerosa ou não. Falta incentivo em casa por parte dos pais, que muitas vezes não o fazem por também não o terem recebido desde a mais tenra idade e, consequentemente, não serem habituados a ela, ou porque o livro em nosso país não é acessível a todos (é caro, faltam boas bibliotecas públicas) ; falta incentivo também na escola que, por sua vez, apesar dos esforços, ainda não conseguiu encontrar o caminho mais adequado para incentivar esse hábito e mais empenho e disposição dos nossos governantes no desenvolvimento de projetos eficazes de incentivo à leitura que cheguem a todos os cantos do Brasil.
Os efeitos disso são bastante perceptíveis na dificuldade que a maioria dos falantes de nossa língua tem em expressar-se claramente, com desenvoltura, de acordo com o padrão culto, tanto no texto oral quanto no escrito e em compreender o que leem, desde os textos mais simples aos mais complexos.
Felizmente, a iniciativa privada tem percebido a seriedade desse problema que deixa o nosso país numa situação bastante constrangedora no cenário internacional, quando divulgados dados de pesquisas que caracterizam o Brasil como um pais de pessoas que não leem. O resultado dessa percepção pode ser constatado, por exemplo, no novo projeto de incentivo à leitura do Banco Itaú que, acreditando na importância do hábito da leitura, está desenvolvendo um projeto que visa distribuir 8 milhões de livros infantis, gratuitamente, em todo o Brasil. Qualquer pessoa poderá recebê-los em casa. Basta acessar o link abaixo, preencher um formulário simples e aguardar a entrega.
É certo que esse projeto, por necessitar de um acesso à Internet, não alcançará os brasileirinhos e brasileirinhas que vivem em situação de miséria em nosso país, a quem a leitura poderia ajudar a mudar suas próprias histórias, mas já é alguma coisa.
Acesse o link e peça o seu kit.
http://www.lerfazcrescer.com.br/#/kit
Leia para voê mesmo, para um irmãozinho(a), primo(a), sobrinho(a), filho(a)... Ajude a disseminar o hábito da leitura.