terça-feira, 31 de março de 2020

Por que acentuamos "baú" e não acentuamos "caju"?




Vez ou outra, me deparo com equívocos relacionados à acentuação de palavras terminadas com a vogal "u". Um, inclusive, é muito comum, que é a grafia do nome carinhoso pelo qual algumas pessoas me chamam: Lu. Não é raro, pessoas escreverem "Lú". Isso mesmo com acento agudo. 
Antes de prosseguirmos, convém apresentar três casos de palavras terminadas por essa vogal, com especificações diferentes:
1) monossílabos tônicos - palavras que só possuem 01 (uma) sílaba: Lu é um exemplo;
2) oxítonas - palavras cuja última sílaba é a mais forte: CA- JU / A - RA - CA - JU;
3) hiatos - no caso em questão ocorre quando, num encontro vocálico (duas vogais juntas), a vogal "u" fica sozinha quando separadas as sílabas da palavra: I - TA - ÚBA- Ú  são dois  bons exemplos.

Pronto. Agora, podemos seguir:
As palavras Lu, Caju e Lindu (os capelenses entenderão esse último exemplo) não devem ter a vogal U marcada pelo acento agudo. MONOSSÍLABOS TÔNICOS TERMINADOS EM "U" NÃO DEVEM SER ACENTUADOS.

Já palavras como Itaú e baú devem ser acentuadas, uma vez que a vogal "u", quando separadas as sílabas, fica sozinha.


E então, dúvida esclarecida? 
A partir de agora, nada de acento em CAJU, LU, JU, LINDU, ARACAJU...


DEIXE SEU COMENTÁRIO. DÊ  SUGESTÕES PARA PRÓXIMAS POSTAGENS.


Olá, pessoal!
O blog NOSSA LÍNGUA está de volta cheio de novidades.
Há dias comento com amigos que retornarei a postar aqui, mas sempre deixando pra um depois, um talvez, um quem sabe. Hoje, em meio às angústias geradas por essa terrível, embora necessária, quarentena e pensando em ajudar, principalmente, àqueles entendiados pelo ócio dos dias atuais e aos sedentos por informações boas e úteis acerca da nossa Última Flor do Lácio, NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA, decidi retomar as atividades.
Além disso, foi extremamente gratificante, ao verificar as estatísticas desse blog, inativo desde 2013, que  ele continua muito mais vivo do que eu imaginava. Somente no mês passado, ele foi acessado por quase 2.000 pessoas. Isso mesmo. Praticamente duas mil pessoas. O coração da mãezona aqui se encheu de orgulho ao perceber que sua cria manteve-se viva mesmo em meio ao abandono. 
Bom, modéstias à parte, vamos ao que interessa. E o que interessa nesse momento é dizer que ESTOU DE VOLTA com todo gás! 
Deixem nos comentários sugestões do que vocês gostariam de ver aqui. Vale tudo: Sugestões de leitura, dúvidas e  dicas de conteúdos gramaticais, de literatura, de redação, enfim...
Ah, colegas PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, sugestões de abordagens de conteúdo, de questões para avaliações também vão aparecer por aqui. 
Fiquem ligados! Daqui a pouco, a primeira postagem oficial deste recomeço.